Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Zaqueu: Uma história de transformação e atitude!


Lucas 19.1-10

Quem já escalou uma árvore? Quanto tempo faz que você não escala uma árvore? Geralmente crianças escalam árvores. Poucos adultos costumam fazer isso. Fazem quando estão desesperados, ou quando estão em momentos de lazer ou relembrando a sua infância.

Hoje houve salvação (V,9). O Evangelho de Jesus Cristo se resume em anunciar que Jesus Cristo veio buscar e salvar o que estava perdido. O dia que a salvação entrou em nossas casas, ou o dia que a salvação entrará na casa de vocês será um dia que marcará a história de suas vidas.

Jesus nos deixa a referencia de que: “Este homem (Zaqueu) também é filho de Abraão. Isso é fantástico! Um homem até então pecador, tem uma nova vida.

Neste contexto, salvação se refere à saúde interior, a salvação da alma. Ele também é filho de Abraão. O convênio das bênçãos de Deus feito com Abraão e aqueles que diziam-se “filhos de Abraão” (Gl. 3:7). A salvação entrou na casa de Zaqueu não por causa do sangue que ele herdara, mas por causa de sua fé.

Mudança de Vida (V.8). Zaqueu teve algo que popularmente chamamos de “Mudança de vida”. Olhem algumas das palavras dele: “Estou dando metade dos meus bens aos pobres”. “Se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”.

Ele Decidiu dar a metade de seus bens aos pobres; e não tentou ficar com a outra parte, mas ele usa o restante para fazer o bem (ou reparar o que ele tinha feito.

Zaqueu sabia para quem ele “devia”. Podemos ver claramente que mesmo ele  tendo uma vida que não era segundo o que Deus tinha ensinado, ele estava disposto a tentar, e com isso vem um grande desafio: Vencer o povo (V.7): O povo viu isso e começou a se queixar. Muitas vezes é assim, ouvimos dizer que alguma pessoa está na igreja e logo depois escutamos algo ruim sobre ela: “Ele era ladrão e agora está na igreja”. 

O ruim mesmo é quando falam direto para a pessoa: “Você está na igreja para roubar né?” Assim como na história de Zaqueu, muitas pessoas têm se convertido e muitas delas têm restaurado sua forma de viver, para agradar a Deus.

O povo é uma barreira a ser vencida. Em outras histórias vemos que o povo (multidão) ficava no caminho e muitas vezes atrapalhavam a busca que as pessoas estavam fazendo.

Zaqueu estava resolvido ver a Jesus, e nada o deteve (Vs. 3 e 4). Para ele, misturar-se com a multidão era algo que requeria coragem. Aquilo que éramos e em alguns casos o que ainda somos, nos atrapalha de sermos como Zaqueu. Se pensarmos: “Se eu mudar, o que meus amigos e parentes vão pensar de mim?” estaremos correndo o risco de nunca mudarmos verdadeiramente.

Em Jesus, Zaqueu encontrou um novo amigo. E nós também encontramos em Cristo um amigo, que pode e muda nossas vidas.

Autor: Leonardo Pereira (Leo Pereira)
Fonte: S.O.S Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário tem grande importância pra mim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...